top of page

II Encontro de Matemática do IFBA Campus Valença

Os participantes do evento contarão com atividades diversificadas como Palestras, Mesas-Redondas, Minicursos, Apresentação de Pôsteres e Relatos de Experiência. As atividades serão voltadas para a formação continuada do professor de Matemática da Educação Básica e complementação da formação do licenciando em Matemática. O evento propiciará a discussão de temas relevantes e atuais, novas perspectivas e metodologias para o ensino da Matemática e o encontro de grandes nomes dessa área.

Sobre o ensino de Matemática

Frequentemente somos bombardeados com notícias relacionadas aos péssimos índices da Educação Básica no Brasil, tais como: O Brasil aparece em penúltimo lugar em ranking de educação; apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em Matemática, ao final do Ensino Fundamental este número é 16,9% e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 36%; Apenas 2% dos jovens brasileiros desejam ser professor. Dos que optam por um curso de licenciatura, 50% desistem logo nos anos iniciais. Em média, 30% dos professores desistem da carreira nos três primeiros anos.

 

Estes dados exibem a má qualidade da educação no Brasil, que vem preocupando governos, com especial atenção a área da Matemática que apresenta índices ainda mais preocupantes. Especialistas apontam como principais causas da baixa qualidade da educação brasileira fatores como gestão ineficiente, desprestígio do magistério, má formação dos professores, baixo investimento na educação, baixa participação da comunidade.
 

Metas e estratégias foram traçadas. Estudos mostram que o fator que realmente faz a diferença é a qualificação do professor aliada às metodologias utilizadas em sala de aula. Países que apresentam os melhores índices educacionais demonstram metodologias diferentes, mas se assemelham na alta qualificação, valorização e remuneração dos professores. A formação do professor de Matemática é um importante pilar para a melhoria da educação básica.

 

Na intenção de contribuir para a reversão deste quadro, o IFBA Campus Valença propõe a realização do II Encontro de Matemática do IFBA Campus Valença, que tem como objetivo:

 

  • Contribuir para a formação e qualificação de estudantes de graduação, pós-graduação e dos profissionais ligados à Matemática;

  • Possibilitar uma discussão aprofundada sobre a formação básica e continuada do professor de Matemática;

  • Possibilitar uma discussão sobre a valorização e qualificação do professor de Matemática;

  • Estimular a produção e comunicação de trabalhos, pesquisas e projetos relacionados à Matemática e seu ensino realizadas por estudantes e profissionais da área;

  • Promover a socialização de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam junto à Matemática e ao ensino de Matemática;

  • Apresentar novas perspectivas e metodologias no ensino de alguns conteúdos matemáticos;

  • Integrar estudantes professores da educação básica, graduação e pós-graduação, pesquisadores e autores de livros.

 

O Evento tem como público alvo estudantes e professores de cursos de Licenciatura em Matemática, professores de Matemática da Educação Básica, professores e estudantes de pós-graduação em Matemática. Vamos por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, relatos de experiência e outras atividades discutirmos a formação do professor de Matemática, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática, a carreira docente e as novas propostas para o ensino da Matemática.

 

Espera-se que o II Encontro de Matemática do IFBA Campus Valença contribua para a motivação da prática docente nos estudantes de licenciatura, estimule o desenvolvimento de projetos e pesquisas referentes ao ensino de Matemática, possibilite a socialização da prática docente no que diz respeito a novas abordagens de conteúdos matemáticos e práticas docentes que auxiliam a aprendizagem, revigore a vontade de cada participante em contribuir para a melhoria do ensino de Matemática, integre os mais distintos atuantes no ensino de Matemática: estudantes, professores da rede básica de ensino, professores de graduação e pós-graduação, pesquisadores e autores de livros didáticos.

bottom of page