top of page
Minicursos

MC 01 - Ponto fixos: Aplicações no estudo de equações não algébricas

RESUMO: Em matemática, chamamos de ponto fixo o ponto que não se altera por uma aplicação f. Mais precisamente, dizemos que x é um ponto fixo de uma função f se f(x)=x. A pergunta que surge naturalmente é: quais são as condições suficientes para que uma aplicação possua um ponto fixo? Neste minicurso apresentaremos alguns resultados clássicos envolvendo pontos fixos e faremos aplicações no estudo das soluções de equações não algébricas.

 

Ministrante: Prof. Cícero A. da S. Filho (UESC)

 

MC 02 - Latex para o professor de Matemática

RESUMO: Esse minicurso tem por objetivo oferecer uma visão inicial do conjunto de macros para a linguagem TEX, o chamado LATEX. Longe de ser aquela seiva da seringueira (látex), o LATEX auxiliará o Professor de Matemática na confecção de listas de atividades, avaliações, notas de aula, etc., com qualidade profissional. Será exposto as vantagens (e possíveis desvantagens) do programa, aspectos históricos, comandos básicos e pacotes essenciais para o iniciante em LATEX. Após a familiarização com o editor de textos (usaremos o tex nicCenter), dividiremos o minicurso em duas partes: a primeira diz respeito a comandos para formatação de texto convencional (alinhamento, espaçamento, configuração de página e fonte, criando mini páginas, inserindo tabela e figura, sumário, etc). Já a segunda parte do curso será para aquisição de algumas das inúmeras ferramentas para escrita em Matemática: raiz n-ésimas, funções trigonométricas, somatórios, limites, integrais, derivadas, binômio de newton, linguagem de conjuntos, ambiente para demonstração, teoremas enumerados automaticamente, equações em várias linhas, etc. Dessa forma, nesse curto tempo, esperamos contribuir de alguma maneira com a formação profissional do futuro docente (ou para aqueles docentes que ainda não conhecem o LATEX).

 

Ministrante: Prof. Ícaro Vidal Freire (UFRB)

 

MC 03 - Desenvolvendo aplicativos nas aulas de Matemática

RESUMO Apresentar aos profissionais da educação outra estratégia metodológica baseada na construção de aplicativos para dispositivos móveis como mecanismo de fixação dos principais conceitos e definições de conteúdos matemáticos através da plataforma MIT App Inventor, recurso virtual disponibilizado gratuitamente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

OBSERVAÇÃO: É necessário que os participantes tragam dispositivos móveis e cabo USB de uso pessoal.

 

Ministrante: Prof. Marcos A. Barbosa (SMEC Teixeira de Freitas/Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas)

​​

MC 04 - Origami no Ensino de Matemática

RESUMO: Recentemente o origami passou a ser atração acadêmica como objeto de estudos científicos.  “Os pesquisadores foram atraídos provavelmente porque o origami instigou seus talentos matemáticos e científicos “, afirma o matemático Thomas Hull, do Merrimack College, de North Andover, nos Estados Unidos, e editor do  “Imagiro “, publicação bimensal sobre origami que tem entre seus autores os mais renomados estudiosos no assunto, esta oficina visa iniciar os participantes na técnica de origami, leitura de Diagramas, ensinando as dobras simples. Com a elaboração dessas ideias iniciais poderão compor alguns modelos mais complexos, vendo possibilidades de utilizarem os conhecimentos adquiridos em suas aulas como ferramenta de auxilio no ensino de matemática.

 

Ministrante: Miéle Soares de Jesus Júnior (IFBA Valença)

MC 05 - Construindo Conceitos Geométricos com o Superlogo

RESUMO: Este minicurso tem como objetivo apresentar algumas atividades de Geometria que podem ser desenvolvidas com o uso do SUPERLOGO. As contemplam as fases da ação, formulação, validação e institucionalização propostos por Brousseau (1986) em sua Teoria das Situações Didáticas, ou seja, priorizam a construção do conhecimento pelo sujeito, que segundo Valente (1993) caracteriza o ponto de vista construcionista no trabalho em ambientes informáticos. Planejamos proceder da seguinte forma: inicialmente, os participantes desenvolvem, individualmente ou em duplas, as atividades propostas, ao final, apresentamos e discutimos com eles o referencial teórico que está por trás das escolhas destas atividades, ou seja, as fases propostas na Teoria das Situações Didáticas

 

Ministrante: Prof. Gilson Bispo de Jesus (UFRB)

 

MC 06 - Percepção Visual de Volumes

RESUMO: O estudo sobre a otimização de embalagens, peças e recipientes aqui chamamos geometria das embalagens é assunto frequente para indústrias de maneira geral. O trabalho pode ser resumido considerando diferentes abordagens para a temática em sala de aula, desde a percepção visual dos volumes, como a obtenção do maior volume possível consumindo uma quantidade fixa de material, quanto em construir um objeto com determinado volume, consumindo a menor quantidade possível de material. Na maioria das vezes o objetivo é minimizar gastos, porém, existem diversas outras variáveis que influenciam na determinação do formato de uma embalagem. O trabalho é inspirado na produção do Grupo Gestor de Projetos Educacionais, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Matemática Multimídia.

 

Ministrante: Profa. Maria Auxiliadora L. M. Pires (UEFS)

 

MC 07 - Análise Combinatória no Ensino Médio: uma abordagem utilizando esportes

RESUMO: Este minicurso tem como objetivo apresentar uma abordagem para estudo e ensino da Análise Combinatória a nível de ensino médio utilizando a aplicação dos conteúdos nos esportes. Muitos estudantes encontram dificuldades na resolução de problemas que envolvem conceitos do princípio fundamental da contagem, arranjos, permutações e combinações. Este minicurso traz uma sugestão metodológica na qual o professor parte de problemas motivadores relativos às diversas modalidades esportivas praticadas pelos estudantes para que, partindo da situação concreta, os discentes possam construir o conhecimento no que se refere ao assunto em questão. A Análise Combinatória possui muitas aplicações na área esportiva (assim como em diversas outras áreas). Desse modo, sugere-se que o esporte seja utilizado como ponto de partida para a compreensão das aplicações das ferramentas combinatórias. Assim, ao mesmo tempo em que estudam um conteúdo abstrato, os alunos podem conhecer sua aplicação prática. Afinal, os conhecimentos da Matemática resolvem problemas reais.

Ministrante: Prof. Leandro Silva Teixeira (IFBaiano Valença)

bottom of page