top of page

Conheça os Palestrantes

Jamille Vilas Bôas.jpeg

Jamille Vilas Bôas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi membro do Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática (NUPEMM-UEFS) entre 2009 e 2010 e do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) entre 2010 e 2015. Integrou o Observatório da Educação Matemática da Bahia (OEM-UFBA) entre 2011 e 2016 e atuou como supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-IFBA) entre 2018 e 2020. Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática da Costa do Dendê. Orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no uso de materiais manipuláveis no ensino de Matemática e na produção de materiais curriculares educativos.

Mariana Tavares de Aguiar.jpeg

Mariana Tavares de Aguiar

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2010). Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2014). Doutorado em Matemática na Universidade Federal da Bahia (2019).

Simone Moraes.jpeg

Simone Moraes

Professora Associada IV do Departamento de Matemática da UFBA desde 2014, foi docente da Universidade Federal de Viçosa, de 1996 a 2014. Bacharela em Matemática pela PUC-SP, é mestra em Matemática pelo ICMC-USP, e doutora em Matemática pela UNICAMP, tendo realizado estágio pós doutoral na Universidade de Valência na Espanha de 2007 a 2008. Sua atuação profissional é marcada pela dedicação ao ensino de Matemática. Na UFV coordenou e lecionou diversas disciplinas, participou de Membro da Coordenação de Cursos e de várias Comissões. Participou da organização de diversos eventos, com destaque para a Reunião Regional da SBM e o encontro de Ex-alunos Prata da Casa. Em 2011, juntamente com alguns estudantes do curso de licenciatura de Matemática noturno, organizou e formalizou a Olimpíada Viçosense de Matemática, competição científica direcionada às escolas públicas do munícipio de Viçosa. De 2006 a 2014 participou do projeto de Capacitação em Tópicos de Matemática para os Professores do Ensino Básico. De 2011 a 2014, desenvolveu e coordenou a Olimpíada Viçosense de Matemática para a matemática avançar. Participou do projeto PIC da OBMEP, também orientou vários projetos de iniciação científica. Participou da Comissão que submeteu à CAPES projeto de abertura do Programa de Mestrado em Matemática na UFV, o projeto foi aprovado em 2007 e a primeira turma iniciou suas atividades em março de 2008. De abril de 2009 a novembro de 2013 foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFV, tendo orientado estudantes deste programa e do mestrado profissional em Matemática (PROFMAT). Foi membro do Comitê Gestor de bolsas de pós-graduação do REUNI na UFV. Na UFBA, desde 2014, tem atuado no ensino de disciplinas de graduação com ênfase no ensino de Matemática, produzindo materiais de apoio, orientando estudantes no PIBID e participado do Núcleo Docente Estruturante do curso de Matemática. Na pesquisa, tem atuado no grupo de pesquisa de Geometria da UFBA tem orientado estudantes em projetos de iniciação científica e também atuado no mestrado profissional em Matemática (PROFMAT). Nos últimos anos tem dedicado seu trabalho à produção de materiais bibliográficos para disciplinas de graduação e, desde 2018, tem desenvolvido projeto de extensão sobre Jogos Africanos e Matemática, no qual há o desenvolvimento de jogos e materiais didáticos no contexto da Lei 10.639/03 através de atividades que contribuem no processo de ensino e aprendizagem e possibilita abordagem do tema transversal: cultura africana nas aulas de Matemática dos ensinos fundamental e médio.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga.jpeg

Zulma Elizabete

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi professora visitante na Universidad de Los Lagos - Osorno, Chile (2016-2017), e na Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA (2017-2019). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta e vice-coordenadora do Colegiado de Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM_UESC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia (GPEMAR), membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) e faz parte do Grupo de Trabalho História da Matemática e Cultura (GT5) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática. Direcionando-se atualmente para a Etnomodelagem.

bottom of page