top of page

V Encontro de Matemática do IFBA Campus Valença

O IFBA campus Valença vem buscando ao longo dos anos, promover um processo formativo mediante a integração com os diversos segmentos da sociedade, com vistas ao cumprimento da sua missão que é: “Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país” (IFBA, 2014, p. 32).

Dessa forma, por meio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, a instituição propõe a realização do V Encontro de Matemática, que se configura como um espaço profícuo de debate científico, produção e divulgação de pesquisas científicas e construção coletiva de conhecimento acerca dos elementos que envolvem direta ou indiretamente o ensino e a aprendizagem de Matemática.

A criação deste espaço, contribuirá diretamente para a formação dos nossos estudantes, bem como para a formação continuada dos professores de Matemática da Educação Básica e Superior em nossa região. Neste tocante, apresentamos os objetivos do referido evento:

 

  • Possibilitar uma discussão aprofundada sobre a formação básica e continuada do professor de Matemática, bem como a sua valorização e qualificação;

  • Estimular a produção e a divulgação de trabalhos científicos, pesquisas e projetos realizadas por estudantes e pesquisadores da área;

  • Fomentar um espaço de diálogo e debate acerca da realidade do Ensino de Matemática na região da Costa do Dendê;

  • Promover a socialização de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam na área;

  • Contribuir para a formação e qualificação de estudantes da graduação, da pós-graduação e dos professores de Matemática.

 

Edições Anteriores

O Encontro de Matemática do IFBA campus Valença (EMAT), teve sua 1ª edição no ano de 2014. É um evento regional, voltado para a formação inicial e continuada do professor de Matemática. Historicamente, os participantes do EMAT são oriundos das regiões do Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, Recôncavo Baiano e Metropolitana de Salvador, da Bahia. Ao longo das quatro edições (2014, 2016, 2022, 2023), o evento contou, aproximadamente, com 800 participantes, distribuídos entre estudantes, professores, pesquisadores e palestrantes.

 

O evento promove a divulgação de pesquisas, realização de palestras, minicursos e oficinas, contando com a participação de Escolas Públicas e Privadas, Faculdades, Institutos Federais da Bahia e Baiano, universidades como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O I EMAT, em 2014, trouxe como tema “Abordagens contemporâneas no ensino de Matemática”, e contou com a participação de palestrantes como Pedro Luiz Aparecido Malagutti (UFSCar), Vanderlei Minori Horita (SBM/UNESP), Sandra Maria Pinto Magina (UESC) e Fernanda Gonçalves de Paula (UESC). Na ocasião, tivemos 28 trabalhos aprovados, sendo 11 relatos de experiência, 9 pôsteres e 8 minicursos.

O II EMAT, realizado em 2016, teve a participação de palestrantes como Gilson Bispo de Jesus (UFRB), Maria Auxiliadora L. M. Pires (UEFS) e Sérgio Mota Alves (UESC). Tivemos 31 trabalhos aprovados, sendo 11 relatos de experiência, 14 pôsteres e 6 minicursos.

O III EMAT aconteceu em 2022, tivemos a presença de palestrantes como Zulma Elizabete de Freitas Madruga (UFRB), Mariana Tavares de Aguiar (UFBA), Simone Maria de Moraes (UFBA) e Jamille Vilas Bôas de Souza (IFBA). Foram 36 trabalhos aprovados, distribuídos em 10 relatos de experiência, 12 pôsteres e 14 minicursos.

O IV EMAT ocorreu em 2023, tendo como palestrantes Daniel Cordeiro de Morais Filho (UFCG), Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana (UESC), Tertuliano Franco Santos Franco (UFBA) e Cícero Alfredo da Silva Filho (UESC). Foram 36 trabalhos aprovados, distribuídos em 12 relatos de experiência, 7 pôsteres e 17 minicursos.

Contribuição para Estudantes e Profissionais da Educação Envolvidos

 

Durante os três dias do evento, o V EMAT vislumbra proporcionar ao seu público a integração entre os participantes, ampliação das discussões entre pesquisadores da área, trazendo suas experiências e resultados de pesquisas, promovendo a formação inicial e continuada, por meio dos minicursos, palestras, comunicações científicas e relatos de experiência.

Dessa forma, acreditamos que um evento dessa natureza, que agrega profissionais da Educação Básica e Superior, pesquisadores, bem como estudantes da Licenciatura em Matemática, pode levar a comunidade acadêmica e todos os profissionais da educação envolvidos, a refletir e ressignificar suas concepções e práticas pedagógicas, objetivando uma aprendizagem matemática mais crítica.

Além disso, o V EMAT proporcionará discussões acerca da inclusão escolar, contribuindo para a organização de práticas inclusivas na escola. Segundo (CARVALHO, 2012, p. 97) “Todos precisam vivenciar a inclusão na aprendizagem para a sua intencionalidade educativa, assim como as práticas pedagógicas necessitam ser revistas e aprimoradas, adequando-se às características pessoais do aprender e do participar”.

 

À vista disso, acreditamos que o espaço de debate científico, oportunizado pelo V EMAT promoverá uma importante troca de experiências acerca de propostas inclusivas para o ensino de matemática, enfatizando ainda mais a importância do tema, abrindo assim o caminho para que essa discussão possa reverberar nas práticas pedagógicas dos participantes. 

  • Instagram
bottom of page