top of page

Local do Evento

A Cidade de Valença

Valença é uma cidade colonial que começou a ser povoada na segunda metade do século XVIII. Conta com um vasto patrimônio arquitetônico e cultural, que podem ser vistos em seus antigos prédios e sobrados. Situada à 260 Km de Salvador, numa região repleta de ilhas, manguezais e praias, também está às margens do Rio Una, de onde saem escunas repletas de turistas para passeios pela região. Valença é muito visitada principalmente por ser o principal acesso a Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela bela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 10 km da sede do Município. Da sua atividade econômica destaca-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dendê.

 

Como Chegar

Como Chegar DE SALVADOR: Após da travessia no ferry boat pela Baia de Todos os Santos já se sai na BA 001. Daí só seguir em frente por 108 km, passando pela ponte do Funil e a cidade de Nazaré, onde existem placas que indicam como seguir para Valença. O entroncamento para a Guaibim (BA 887) fica 4 km antes da entrada de Valença.DO SUL: Vindo do sul do estado pela BR 101, deve-se entrar no povoado de Travessão, (91 km após de Itabuna) onde se terá acesso à BA 001. Daí até Valença são 97 km, passando por Camamu, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá.

 

O IFBA Campus Valença

A unidade de ensino de Valença foi criada por meio da Lei 8.670, de 30 de julho de 1993. Neste cenário, o IFBA/Valença é a única Instituição pública da região que oferece ampla formação em nível técnico e tecnológico, sendo a outra o IFBaiano/Valença, antiga EMARC, recentemente incluída na rede dos Institutos Federais (IFs). Inaugurada em dezembro de 1994, sob o nome de “Escola de Pesca”, só conseguiu colocar em funcionamento suas primeiras turmas de ensino técnico em 1996 e desde então vêm se modernizando e adequando suas ofertas de curso.O crescimento do Campus Valença continuou em 2001 com a criação dos cursos de Aquicultura, Turismo e Hospitalidade e desde 2006 oferece cursos na nova modalidade “Integrada” de Informática e Turismo e posteriormente Aquicultura, em 2008, além dos cursos na modalidade PROEJA em Aquacultura, Turismo e Hospedagem e Informática, dos cursos na modalidade Subsequente em Informática e Aquacultura e turmas residuais na já extinta modalidade “Ensino Médio”.O IFBA Campus Valença se insere no âmbito das políticas públicas em Educação que ora são implementadas no País. O Instituto tem a incumbência de solucionar distorções locais na oferta de profissionais na Educação Básica e no ensino fundamental, sanando problemas provenientes da ausência de formação em nível superior de ensino, principalmente no âmbito das Licenciaturas.

bottom of page